Autores & Colaboradores

O Projecto CAUSAS foi desenvolvido pelos Fotógrafos Profissionais Elisabete Maisão e João M. Gil, seus signatários. De momento a Elisabete Maisão encontra-se em formação e trabalho na Holanda, cabendo ao João M. Gil a planificação e a execução. O Projecto conta também com a colaboração de ilustres amigos do CAUSAS (abaixo), Frédéric Demeuse e Sofia Mota como fotógrafos profissionais, ou Isaías Cordeiro, Rita Póvoa e Pedro Marques, como amadores sérios na fotografia e anteriores participantes.

Bio João
João M. Gil é um empreendedor das Indústrias Culturais e Criativas, nascido em 1971, em Coimbra. Presentemente, os seus interesses passam pela fotografia de paisagens/gentes/culturas, turismo e o desenvolvimento sustentável (através da sua Fotografia e também na Horta Vermelha). Em 2007 fundou a Alma Lux Photographia, num momento fulcral de mudança na sua vida profissional que decidiu tomar, depois de 10 anos de prática e ensino bem sucedidos, na Engenharia e Investigação, a níveis internacional e nacional. É Doutorado em Telecomunicações.

Dentro dos seus temas preferidos de Natureza, Árvores, Arquitectura, Gentes e Culturas, faz fotografia nas áreas de paisagem, retrato, de viagem, macro e abstractos (fine art).

O seu trabalho tem sido reconhecido em exposições, de carácter conceptual. Também em concursos, internacionais ou nacionais, como no International Photography Awards 2010 e 2008 (com várias menções honrosas em Fine Art-Paisagem, Fine Art-Vários, Natureza-Árvores, Pessoas-Retrato, Pessoas-Família), na revista francesa PHOTO ou portuguesa FOTOdigital. É colaborador da Revista zOOm e foi-o da Revista FOTOdigital, na coluna periódica “Fotografias com histórias por detrás da lente”.

Várias das suas fotografias têm sido adquiridas, em impressão profissional executada exclusivamente pelo próprio, assinadas e numeradas. Desenvolve projectos e a realização de workshops fotográficos, seus ou também em colaboração com outros fotógrafos e outros parceiros.

Publicou recentemente dois livros, “Olhares Montanheiros” (em português) e “On Mountains” (em inglês), com o fotógrafo Nuno Verdasca, contando com os prefácios de Carlos Pinto Coelho e do João Garcia.

Bio Elisabete
Elisabete Maisão dos Santos nasceu em Lisboa em 1975. É Licenciada em Design, pela ESAD – Escola Superior de Arte e Design, Caldas da Rainha e fez Especialização em Fotografia de Moda e Publicidade, pelo ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Lisboa.

Tem realizado diversas formações na área da Fotografia, de enriquecimento profissional e pessoal.

Iniciou a actividade como Fotógrafa Profissional na Edimpresa, onde realizou diversos trabalhos de fotografia de produto, moda e cobertura de eventos, com fotografias publicadas nas revistas Cosmopolitan, FHM, Activa, Cabo Visão Magazine, Exame, Exame Informática, Visão Júnior, Casa Cláudia e Caras Deco.

Tem realizados inúmeros trabalhos fotográficos de reportagem e cobertura de eventos, para Moda Lisboa, Agência de Fotografia Brainpix, Revista NúmeroMagazine, Lux e Nova Gente, embaixadas e algumas empresas.

A par da fotografia dedicou-se também ao ensino e à formação profissional a leccionar disciplinas de âmbito artístico e tecnológico.

Em Abril de 2007 fundou “Nouvelle Photo”, onde se dedica à fotografia de moda, publicidade, produto, fotojornalismo, editorial, documental, arquitectura, registo fotográfico de eventos, realização de workshops e eventos fotográficos.

Tem realizado pelo país diversas exposições de Fotografia, com destaque para o último trabalho “Matéria Viva”. Tem sido júri convidada de vários concursos de Fotografia. Nos últimos anos tem realizado pelo país, diversos workshops em diferentes áreas da Fotografia.

Actualmente, está a desenvolver diversos projectos artistícos/Fotográficos e dá continuidade a projectos de Formação e ao estúdio Nouvelle Photo.

Bio Frédéric – Colaborador Especial – Fotógrafo Profissional
Frédéric Demeuse é um naturalista e fotógrafo, nascido em Bruxelas em 1978. A sua paixão por fotografia e todos os aspectos no Mundo Natural levou-o a formar-se em Ornitologia, Ethologia, Guia de Natureza e Fotografia. Os seus motivos preferidos são aves, paisagens, flores e cogumelos, que tende a representar de forma naturalista e também do ponto de vista da estética.

É o autor do livro recente ‘Forêt de soignes’ e fotógrafo no livro ‘Bruxelles, Ville verte, Ville nature’, em colaboração com o Brussels Environment (IBGE). O seu trabalho tem sido apresentado e reconhecido em várias exposições de Fotografia.

Está presentemente a trabalhar em vários projectos editoriais, relacionados directamente com Vida Selvagem e Natureza, mas também com os aspectos humanos e a sua interacção com a Natureza. As suas fotografias são frequentemente publicadas na imprensa e em revistas, através de variadas agências, como a ‘Naturimages’ em França.

A sua fotografia ‘Ephemeral gift’ ganhou o prémio Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year 2010 prize – In Praise of Plants and Fungi.

Bio Sofia
Sofia Mota colo_dioSofia Mota é Natural de Leiria, e sabe que poderia ser de qualquer outro sítio do mundo. É Licenciada em Psicologia Clínica, mas já a Fotografia batia à porta desde os seu tempos de faculdade… com várias formações ainda com muitos rolos pela sua mala dentro. O Fotografia tem sido para si uma construção pessoal, tratando-a como um processo. Despertou com a curiosidade, depois uma e outra formação, mas sempre num desvendar progressivo de possibilidades. Instalou-se o amor. Actualmente frequenta o Mestrado em Fotografia Aplicada e é a esta escrita luminosa que dedica cada dia, fazendo da Fotografia a sua vida profissional.

Colaboradores – Amadores sérios e anteriores participantes

Isaías Cordeiro
Entusiasta da Fotografia, Ex-Técnico MMA na Força Aérea Portuguesa e gestor profissional de comércio de produtos siderúrgicos. Com uma única experiência de vida, é um fervoroso, ativo defensor e consciente cidadão da sua região, através do seu blogue ISAIAS CORDEIRO-CASTELO BRANCO MOGADOURO (FIGURAS – HISTÓRIA – LUGARES – PATRIMÓNIO – TRADIÇÕES), de muita atividade nas redes sociais, mas muito mais no terreno, com o património e com as pessoas. Com a sua excecional energia, visão, atitude positiva e construtiva, é um apoio fundamental na organização e ligação com as Terras do Sabor.
(Mogadouro, nas Terras do Sabor)

Rita Póvoa
Entusiasta da Fotografia, Profissional no Vidro e no Design, veio ao primeiro CAUSAS e a muitos outros. É um apoio fundamental na organização e ligação com as Terras do Vidro.
(Marinha Grande, nas Terras do Vidro)

Pedro Marques
Entusiasta da Fotografia, Profissional nos Moldes, veio ao primeiro CAUSAS e a muitos outros. É um apoio fundamental na organização e ligação com as Terras do Vidro.
(Marinha Grande, nas Terras do Vidro)